Koshas, as camadas do corpo
- steyoga108
- 4 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2024
Bora falar um pouquinho sobre as camadas que constituem o nosso corpo para aos poucos a gente entender como a prática do Yoga influencia no nosso equilíbrio físico e energético?

Mas para chegar lá, é preciso primeiro compreender que todas as criações materiais e, nesse caso, o nosso corpo também são constituídos pelos 5 elementos ( fogo - tejas, ar - vayu, éter - akasha, terra - prithivi e água - apas). Os 5 elementos são a matéria mais básica e nela estão presentes as 3 qualidades universais que são chamadas de guna. Essas qualidades são Raja (agitação), Tamas (inércia) e Sattva (equilíbrio). Ou seja, tudo o que existe no universo é composto pelos 5 elementos e possui essas três qualidades (guna), inclusive a nossa formação de corpo individual.
E essa formação é dividida em 5 aspectos que são conhecidos como as 5 bainhas ou camadas, que vão da matéria mais densa a sutil. Sendo assim também passam por mudanças e são impermanentes.
A primeira bainha é chamada de corpo feito de comida (Anamayakosha), é esse corpo físico. Para nos mantermos vivos precisamos nos alimentar, por isso é chamado de corpo feito de comida. Depois temos mais 4 envoltórios ou camadas sutis que são invisíveis aos nossos olhos, são eles: Pranamayakosha (envoltório energético), Manomayakosha (envoltório mental), Vijñamayakosha (envoltório intelectual), Atmamayakosha (envoltório espiritual). E eles precisam de uma outra fonte de energia que é o prana, a energia vital. Nós absorvemos o prana de 3 maneiras: pela mastigação de alimentos vivos (não processados), pela luz do sol e pela respiração.
Na camada Pranamayakosha (envoltório energético) se encontram os muitos canais energéticos (nadis) e os chakras. Há 3 canais energéticos principais: ida, pingala e sushumna. Ida e Pingala se entrelaçam acima do canal central Sushumna, ao longo da coluna vertebral, formando plexos onde se encontram os 7 maiores e principais chakras.
Nos próximos posts vamos falar um pouquinho mais sobre os chakras, compreender sua relação com a prática de Yoga e com o corpo físico. Até lá!
Comentários